top of page

Carcinoma Colorretal

      Carcinoma Colorretal ou Câncer Colorretal é como são chamadas as neopasias malígnas do Intestino Grosso.  São os tumores capazes de produzir lesões à distância, as chamadas metástases, além da invasão local.

 

      Normalmente os sintomas mais característicos, que levam à suspeitar-se de uma lesão destas são a Alteração do Hábito Intestinal, principalmente as de ocorrência súbita, o sangramento anal, a dor abdominal, emagrecimento, a anemia de causa desconhecida e os quadros obstrutivos agudos do intestino.

 

      Normalmente ocorre em pacientes com mais de 50 a 60 anos, podendo também ocorrer em pacientes mais jóvens, quando se necessita avaliar o histórico familiar e a possibiidade de uma relação genética.

 

      Atualmente ocupa o terceiro lugar nas neoplasias mais comuns, atrás dos tumores de mama e colo do útero nas mulheres, e da próstata e pulmão nos Homens.

 

      Grandes esforços tem sido realizados para tentar a prevenção destas lesões, principlamente no diagnóstico precoce de lesões como os pólipos (que hoje são considerados como lesões "pré-malígnas"), e no tratamento precoce nas lesões já estabelecidas, que pode incluir a cirurgia, rádio e quimioterapia.

 

      Como prevenção, em nível mais precoce, a manutenção de hábitos saudáveis como dieta rica em fibras, manter-se afastado do cigarro e outros fumos, controle de peso, alimentação natural, sem aditivos, atividade física são atitudes que podem prevenir uma váriedade de situações.

 

      Exames como a Pesquisa de Sangue Oculto nas fezes, e mesmo a Vídeo-colonoscopia, que hoje vem aumentado cada vez mais sua utilização como medida preventiva, principalmente em populações de risco com histórico familiar.

 

      Extremamente importante também é a valorização dos sintomas como a alteração do hábito intestinal, o sangramento anal, dor abdominal de diagnóstico incerto, a distensão e a anemia, que deveão ser investigados adequadamente.

 

      Na dúvida, procure seu Médico que ele saberá encaminhar adequadamente as situações de risco e que deverão ser investigadas!

Consulte seu Médico!

bottom of page