top of page
Voce sabía?
  • Que na Idade Média éra considerado feio falar em Hemorróidas, quase como um plalavrão. As pessoas relatavam que sofriam do "Mal de São Fiacre", considerado como o Santo Protetor dos que sofrem de Hemorróidas e também é considerado como o Padroeiro dos Jardineiros na França.

  • Que os cães também podem ter Hemorróidas.

  • Que no código de Hamurabi (17934 A.C.) prescrevia que (..." se um doente for curado de uma enfermidade anal, o enfermo dará ao Médico 10 siclos de prata"...).

  • Que no Brasil, o Dr. Raul Pitanga Santos em 1914 foi o pioneiro na Proctologia.

  • Que a Sociedade Brasileira de Coloproctologia foi criada em 12/09/1934

  • Que normalmente uma Hemorróida não dói. Os principais sintomas são o sangramento  e o prolapso. A dor normalmente ocorre somente em complicações secundárias.

  • Que a grande maioia dos pacientes associa a dor anal com Hemorróidas, sendo uma das principais queixas apresentadas a de "sofrer de hemorróidas", embora o diagnóstico nem sempre seja este após o exame.

Sobre a Especialidade;

Qual é a formação do Coloproctologista?

​Deverá ser formado Médico e após cursar Residência Médica na área base de Cirurgia Geral (2 anos) e posteriormente realizar Residência Médica em Coloproctologia (2 anos).

​

O que precisa para ser considerado Especialista?

Com a conclusão da Residência Médica, poderá registrar o título do MEC junto ao Conselho Federal de Medicina. Também poderá obter o título da AMB junto à Sociedade Brasileira de Coloproctologia, que deverá registrar junto ao CFM.

 

Quais são as áreas de atuação do Coloproctologista?

Atualmente na Clínica e Cirurgia da especialidade, trabalhando em consultórios e hospitais públicos e privados, e também na área de Colonoscopia. Em crescimento, a atuação ná área de Vídeo-cirurgia das doenças do Cólon, área em crescimento exponencial na Medicina.

​

Esta é uma especialidade antiga?

Sim, é considerada como uma das áreas mais antigas da medicina, com sua história confundindo-se com a história da mesma. Atribui-se a John Arderne (Inglaterra 1307 - 1392) a autoria da primeira publicação sobre Proctologia. Tamém é citado o caso do Cirurgião Felix, que operou Luis XIV o "Rei Sol" que sofria de Fístula Anal.

Antigamente chamada de Proctologia e hoje como Coloproctologia, é a especialidade Médica que trata das doenças do Intestino Grosso, Reto e Ânus. É uma Especialidade Clínico-cirúrgica que trata das múltiplas patologias destes órgãos, como doenças inflamatórias, neoplásicas (tumores), problemas funcionais do intestino. Em alguns países de lingua inglesa os médicos desta especialidade são chamados de Proctologists ou de Colon and Rectal Surgeons.

 

Coloproctologia:

Consulte seu Médico!

bottom of page